segunda-feira, 12 de novembro de 2012

III Conferencia Nacional 1º Emprego

A pasta que deram à entrada

O conteúdo da pasta

Hi Sweeties!

Há uma semana que ando desaparecida do blog! Pois é, as dores pioraram e fiquei em casa segunda e terça. Quarta - feira fui à III Conferencia Nacional 1º Emprego no Polo 2 na Universidade de Coimbra e só voltei ao estágio quinta. É uma vergonha..ou então não, porque o que tenho pra fazer posso fazer em qualquer parte desde que haja internet.

Quanto à conferência, gostei imenso de ir! sinto que foi proveitoso e que "aprendi" lá alguma coisa. 
Algumas coisas de que eu já sabia e que foram lá salientadas é que as soft skills são decisivas para a obtenção de um emprego. Para quem não sabe, as soft skills estão relacionadas com as atitudes e comportamentos das pessoas em interacção com outras. "Manter uma atitude positiva, ser autoconfiante, comunicar eficazmente com os outros, fazer uma adequada gestão do tempo, resolver problemas de forma criativa, actuar sinergeticamente com os restantes membros e aprender e aceitar as críticas, são aspectos determinantes do sucesso de uma equipa" Global Management Challenge

O presidente do IEFP, Octávio Oliveira, apelou para a importância do voluntariado na medida em que este é bastante util para aperfeiçoar competências e ganhar experiências. Foi musica para os meus ouvidos pois é uma coisa que eu faço todos os verões no Impacto. Sinto que a nível da comunicação me tem ajudado bastante. 


Outro ponto abordado foi a questão da Mobilidade. ERASMUS para estudar, ERASMUS para estagiar e o Programa Leonardo da Vinci, foram os temas abordados. Os 1ºs só se pode fazer enquanto estudantes, o 3º não se pode estar matriculado no ensino superior, ou seja, é para ser realizado após conclusão do curso. Como já devem saber, vou para São Paulo em Fevereiro estudar. Não se chama Erasmus porque não é na Europa..é "Outras Mobilidades". O que me ajudou à decisão foi o facto de ter lá família e a língua ser mais do que conhecida. No entanto, não descarto a possibilidade de vir a fazer o Programa Leonardo da Vinci. 



Esteve lá o director dos Recursos Humanos da Samsung Portugal, Carlos Rodrigues, e apresentou aquilo que a empresa procura nos seus colaboradores ou nos candidatos ao emprego. Fiquei satisfeita quando ele mostrou as 5 áreas de estágio na empresa, sendo 4 delas compostas essencialmente por alunos de Gestão! :D 


                                               Gestão de Clientes - Gestão

                                               Gestão de Produto - Gestão e Marketing

                                               Sales Engineering - Engenharia

                                               RH - Psicologia e Gestão
                                               Controlling Credit - Economia e Gestão

Segundo o que director da Samsung Portugal apresentou, eles têm 2 tipos de estágios disponíveis (em Oeiras):
  • Estágio de Verão - 2 a 3 meses (Julho - Setembro) com bolsa de 250€/mês + alimentação + estacionamento
  • Estágio de longa duração - 1 ano, 1 tutor, desenvolvimento de um projecto, formação e integração numa equipa de trabalho (30 - 40h...a mesma formação que dão aos outros trabalhadores) com bolsa de 838€/mês + alimentação + estacionamento. 

Apenas 15% dos estagiários ficaram na Samsung após o estágio...o que, a meu ver, não é muito animador!



Houve também um apelo ao empreendorismo, à questão demográfica (a ordem foi "sejam felizes e façam filhos") e à importância do domínio de outras línguas como o inglês, espanhol e alemão.



Quanto aos workshop's, havia 3 opções: 

  • Avalia as tuas competências - Documentos e Kit Europass
  • Cria a tua própria empresa
  • Personal Branding
Eu escolhi o 1º.


Fiquei a saber que o Kit Europass é composto por 5 documentos.




Também fizeram esta conferencia noutras cidades...foste?



7 comentários:

  1. Parece-me que uma óptima conferência :) também fiquei a aprender mais alguma coisinha em relação ao Europass.
    Beijinho e as melhoras,
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Vais para S. Paulo?? De certeza que vai ser uma experiência espetacular :)

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou sim Cê! :) Fico lá até dia 10 de Julho! :)Acredito que não virei a mesma pessoa!
      beijinho

      Eliminar
  3. Tenho a certeza que vais adorar novas experiências.

    BJ LINDA!

    ResponderEliminar
  4. Adorei querida muito obrigadooo !!!
    Sim eu amo ir a conferencias e ja fui a uma do genero, visto q tou ligada a psicossocial o aque mais ia eram sobre direitos das crianças , voluntariado , futuralia , tudo o que eu podesse desenvolver =)

    ResponderEliminar

Não deixes de partilhar a tua opinião comigo! :)
Se tiveres alguma pergunta, deixa o teu email que eu respondo!
Beijo*