quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Personal | Brasil - Consulta do Viajante



Hi Sweeties!

Tenho andado desaparecida, né?!
Tenho andado a tratar das coisas da viagem!...Faltam 21 dias para ir para São Paulo.

Ontem fui à consulta do viajante.

Bem, tinha consulta marcada para as 9h15 (era a primeira paciente da agenda) e só me chamaram às 10h55! Acho incrível como desprezam o tempo as pessoas! Parece que o tempo deles é mais precioso do que o nosso! Estava passada porque tinha reunião na FEUC, com o coordenador às 11h30,  para este me orientar com as disciplinas a que me devo matricular na FEA-USP
Resultado, entrei e disse que a consulta estava marcada para as 9h15 com cara de poucos amigos!...Fiz valer o meu direito de reclamar...e o médico: "Não se deve vir para estas coisas com pressa"..Olha que esta! Todos, os comuns mortais, têm de cumprir horários e o sr. "doutor", não?!...Mais passada fiquei!

Começou, finalmente, a consulta por explicar as viroses a que se está susceptível quando se viaja para o Brasil. Depois lá disse as vacinas que, segundo ele, eu deveria levar:
  • Febre Amarela
  • Febre Tifóide
  • Hepatite A
  • Meningococo
Cada vacina custa 20€!!! Ou seja, 80€ em vacinas!!!!

Para além destas vacinas, ainda quer que tome 1 Malarone por dia para a Malária e que leve Loperamida e Ciprofloxacina Basi para o caso de me dar a diarreia por lá! :D

Como já eram 11h10 e eu tinha o compromisso na faculdade, fiquei de lá voltar depois para levar as ditas vacinas.

No entanto, falei com a minha mãe e pedi para ela falar com um médico nosso amigo sobre estas recomendações, e ele, assim como eu, achou que era um exagero tanta vacina! Disse para eu, quanto muito, levar a da febre amarela e comprar a medicação para a diarreia.
Falei, ainda, com outras pessoas que estiveram no Brasil há pouco tempo e a reposta foi a mesma! Aliás, o coordenador, com quem fui reunir às 11h30, já esteve a dar aulas na faculdade pra onde vou e não levou qualquer vacina!

Uma coisa é certa, vou para a 14ª cidade mais globalizada do mundo e não para um safari na floresta Amazónica!

Uma coisa que me disseram (e que faz todo o sentido) é que se as vacinas fossem mesmo, mesmo, mesmo precisas, seriam exigidas para a obtenção do visto, como é no caso de Angola, em que se tu não as levas cá, levas lá no aeroporto...não te deixam sair do aeroporto sem as levar!

Posto isto, vou lá amanhã pra levar a vacina contra a febre amarela e vou à farmácia comprar os tais medicamentos p'ra diarreia! 
Falei com o meu pai e vou comprar Vitamina C no Celeiro para começar a tomar e pra tomar enquanto lá estiver! Procurarei comer muita fruta e beber bastante água (engarrafada e de confiança) enquanto por lá estiver para ter as minhas defesas em alta.

Já foram a alguma consulta do viajante? O que pensam desta lista de vacinas?


aqui
aqui



14 comentários:

  1. Credo tanta vacina!
    Com um bocadinho de sorte a da Meningococos (meningite) já tomaste.. pelo menos quando eu ainda andava no secundário (à 4 anos) deram a todos os alunos até aos 18 anos, acho que isso foi geral!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tomei não! Já não andava no secundário! :P E não levei essa nem da gripe A e ainda cá estou! :D

      Eliminar
  2. Muita coisa!!! Mas ir para o Brasil vale a pena :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  3. Eu também fico furiosa com essa cena de se ter de esperar horas para as consultas. É ver-me lá completamente em furia!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso nunca fui a nenhuma consulta dessas mas pelos vistos implica uma série de complicações!
    Beijinho grande <3

    ResponderEliminar
  5. Olá querida!^^

    Nunca fui a nenhuma consulta dessas, só viajei ainda pela Europa e não há grandes perigos acho eu...

    Mas que exagero de vacinas, credo...!

    E essa atitude do médico? É louco? Nunca sabem chegar a horas, parece que são os reis só porque têm o curso de medicina! Uma autentica falta de respeito!!!

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  6. nunca fui a uma consulta dessas. quando fui de férias ao brasil (faz este ano 10 anos. DEZ?? oh god...) levei um arsenal de comprimidos e só usei os da enxaqueca (problema meu, não do brasil).

    «vou para a 14ª cidade mais globalizada do mundo e não para um safari na floresta Amazónica!» mai nada!

    os srs Drs nunca chegam á hora certa. e quando marcam todas as consultas para as 9h para sermos atendidos por ordem de chegada (o que já é uma estupidez) e o médico chega às 11h? lindo, adoro! not...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Fui levar hoje a da febre amarela! Não levo mais nenhuma! :D
      beijinho

      Eliminar
  7. Olá Joana!!! E esses preparativos ;)
    Olha, quando fomos à India tivemos na consulta do viajante e tb foi uma lista extensa..mas fomos na altura em que eles aumantaram drásticamente as vacina para 150 euros... (a sorte é que eu nas noticias ouvi que a partir do dia seguinte ia haver o aumento...)e ala com a familia para Sete Rios, Centro de saude onde fazem a consulta do viajante. Levámos, a febre amarela, Hepatite A (aconselharam que era importante)e febre Tifoide. Também receitaram os comprimidos da Malária...e nós começamos todos a tomar (apesar dos conselhos de não ser necessário, pois iamos estar em boas casas e bons hoteis, tal como tu não vais para a amazonia :P).
    Mas olha, tomámos os 4, o Tiago e a Margarida não aguentaram os comprimidos, e nós crescidos pouco aguentámos...olha, suspendemos e não morremos!!!! Levámos sim os antibióticos...e o Tiago, tadinho, necessitou mesmo de os usar!! Mas tu vais para a civelização, que nem seuqer é perto da India...por isso vai tranquila :)

    Boa preparação de viagem!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Angela! :) Uiii coitadinhos! A minha mãe falou com o Dr. Beto...levei hoje a da febre amarela e só vou levar os medicamentos pra diarreia!:D
      Beijinho grande
      Só devo ir a Cascais depois de voltar!

      Eliminar
  8. Tenho de concordar que são imensas vacinas!

    Acima de tudo, toma as medidas mais importantes e a água, sim, faz isso, sempre engarrafada e de confiança!

    Um beijinho,
    GIVEAWAY - 1st Blog Anniversary & PAMPA MIA

    ResponderEliminar
  9. Não fazia ideia que era preciso tanta coisa! Mas vai valer a pena, apostoo :)

    ResponderEliminar
  10. Ai Joaninha,
    Estás mesmo a preparar tudo da tua viagem :)
    Fazes bem minha querida.

    Olha queria-te pedir um favor.
    No topo do teu blog, tens umas bolinhas rosa com os links das redes sociais onde estás.
    Podes-me ensinar como fazes?

    Muitos beijinhos
    MUAH* <3

    Neuza Mariano

    ResponderEliminar

Não deixes de partilhar a tua opinião comigo! :)
Se tiveres alguma pergunta, deixa o teu email que eu respondo!
Beijo*